Chamada

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és, no mínimo que fazes" - Fernando Pessoa

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Aos Pais (Convite de formatura)

Olhos atentos e cheios de lágrimas nos acompanham pelo corredor. Uma mochila e uma lancheira abarrotadas de coisas, que provavelmente não usaríamos em menos de uma semana. Mas o zelo e o desejo de que nada nos falte se materializam nesses pesados fartos que carregos. Com um peso no coração, em algum momento os nossos pais abdicaram do tempo conosco e nos entregaram à outros mestres. E apesar de estarem certos dessa decisão, o desapego não é fácil e aflige até o mais durão dos pais. Depois, a deliciosa sensação dos primeiros rabiscos; das primeiras colagens; as caras emburradas pelas notas vermelhas e os tímidos “parabéns” pela média alcançada, se tornam parte do nosso cotidiano. De pouco a pouco os pais perdem a obrigação de nos corrigir, e aprendem que precisam orientar de forma justa e humana a nossa formação. E aí, as vidas se deslocam. As funções do dia a dia deixam distantes as relações entre as crias e os criadores.
Por muitas vezes, nós abdicamos do tempo com vocês, para nos preencher com coisas rotineiras. Várias vezes não nos permitimos olhar e, face a face, dialogar sobre coisas simples da vida! Mas isso não impediu que o afeto e o apoio nos fortalecessem, mostrando que, mesmo na ausência, vocês são parte de nós mesmos. Agora, as lágrimas que ressaltam o orgulho de cada um, compensam todos os momentos difíceis que deixamos para trás! Mais que isso, sabemos que a alegria que compartilhamos hoje só foi possível graças ao seu empenho; a sua generosidade; o seu desprendimento; a sua luta e o seu amor. Queremos dizer apenas que mais que facilitadores de nossa formação, vocês são fundamentais para o nosso crescimento. Hoje, deixamos para trás as pesadas mochilas, cheias de coisas palpáveis, e seguimos repletos de conhecimento! O que falar então, se não um simples obrigado?
Amamos muito vocês!

Nenhum comentário: